EGM – ESTEIRA DE GRADEAMENTO MECANIZADO
1. DESCRIÇÃO GERAL:
A esteira de gradeamento mecanizado (EGM) faz parte do tratamento preliminar e tem como objetivo retirar as sujeiras sólidas do efluente.
A EGM é instalada em canais abertos e fica em ângulo para melhor recolhimento dos sólidos (normalmente 75°). Acionado por motoredutor, esse equipamento possui uma esteira formada por ganchos com espaçamentos entre si. O efluente passa pelos espaçamentos dos ganchos e a sujeira sólida fica retida. Estes sólidos são removidos pelo movimento cíclico e circular da esteira, que os descarrega mecanicamente, através de movimento próprio de auto limpeza dos ganchos, em uma coifa de recepção. A egm possui um sistema mecanizado de escovas rotativas e jatos de água com alta pressão para auxiliar na limpeza dos ganchos.
Todos os componentes da estrutura do equipamento são fabricados em aço inoxidável AISI 304 e passam pelo tratamento de decapagem química e passivação, o que garante vida útil extremamente longa à estrutura do equipamento.
Os elementos móveis, como ganchos filtrantes, roldanas e buchas de sacrifício, são injetados em plástico de alta resistência mecânica - ABS.
2. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS
Estrutura: Aço Inox AISI 304
Tampas: Aço Inox AISI 304
Eixos: Aço Inox AISI 304
Elementos de fixação: Aço inox AISI 304
Ganchos, roldanas e buchas de sacrifício: ABS
Escovas de limpeza: Nailon
Pontos de lubrificação manual: Graxeiras de inox Aisi 304
Braços: 2 ou 4
3. TRATAMENTO DA SUPERFÍCIE E REVESTIMENTO DE PROTEÇÃO
a) Partes fabricadas em aço inoxidável: todas as partes fabricadas em aço inoxidável sofrem tratamento de decapagem e passivação.
b) Partes fabricadas em aço carbono: todas as partes fabricadas em aço carbono sofrem tratamento de galvanização e pintura.
Ficha Técnica